O Oscar e algo mais

23 março, 2006 at 8:14 pm Deixe um comentário

Ok, é muito tarde para tecer cometários a respeito do Oscar deste ano. Mas não para ler o texto do Celso Sabadin sobre a Academia, publicado no site CineClick, e ler também textos sobre o filme Boa Noite e Boa Sorte, de George Clooney, que considero o melhor dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Filme.

A revista Veja publicou a matéria O Grande Agitador, sobre George Clooney e, claro, não deixou de comentar a respeito deste ótimo filme:
"Clooney, de fato, sabe tudo o que vale a pena saber sobre a cruzada anticomunista liderada pelo senador Joseph McCarthy – e acha que esse demônio que tentou a democracia americana na década de 50 está vivo e passa bem nos dias de hoje. Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck, Estados Unidos/Inglaterra/França, 2005), já em cartaz no país, trata de como o circunspecto âncora Edward Murrow, da rede CBS, deu um nó em McCarthy, transformando o caçador de comunistas em caça de uma investigação do Congresso. Clooney interpreta o chefe da equipe do âncora e acumula também os créditos de produtor, diretor e roteirista. Essa intimidade com o tema é, em boa parte, a responsável por Boa Noite e Boa Sorte (frase com que Murrow, numa entonação cheia de presságios, se despedia dos espectadores ao fim de cada transmissão) ter resultado tão bem-sucedido. Rodado em preto-e-branco, o filme faz uma costura elegante de dramatização com imagens genuínas da época – todos os depoimentos de McCarthy, como inquisidor e como inquirido, são reais, já que dificilmente um ator conseguiria competir com a aura sinistra do original. De resto, esse filme curto e econômico funciona quase como que uma peça de jazz, na qual atores como David Strathairn (também indicado ao Oscar), Robert Downey Jr. e Frank Langella interpretam a partir das deixas uns dos outros, mais revivendo um momento particular da história do que propriamente recriando-o."
(Para ler a matéria completa de Veja sobre o diretor, produtor e ator, clique no link O Grande Agitador, no início deste texto.)

O filme Boa Noite e Boa Sorte é obrigatório para quem gosta de jornalismo, cinema, história, etc, etc. Leia a crítica de Nelson Hoineff, publicada no site Críticos.com.br. Aproveite e compare com as críticas publicadas no site Cine Repórter e no CineClick.

Anúncios

Entry filed under: Filmes & Televisão.

Todo crítico é um chato de galocha? De Jesus

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: