Não chorem, meninos e meninas!

2 julho, 2006 at 8:09 pm 1 comentário

Ronaldinho chora, tadinhoComo já havia comentado em sala de aula, a seleção brasileira não ia chegar lá. Não queria falar “eu não disse?”, mas o patécnico Kiko Parreira não me deixa outra escolha. Agora, reparem só, meninos e meninas, como os anunciantes que estavam apostando no hexa (ou pelo menos numa final com o Brasil presente) vão se comportar. É engraçado ver todo aquele fal$o ufanismo sendo, de repente, canalizado para outro enfoque. Reparem como o Santander Banespa, a Vivo, o Guaraná Antarctica, a Brahma, e todos os outros anunciantes que tinham como gancho a seleção, apontarão rapidamente suas armas para outro tema.

Olha como estão tristinhos: Kiko Parreira e o verdadeiro Kiko (ao lado do Chaves)

A eliminação, não tão prematura assim, causa outros fenômenos: muitos tentarão escolher um culpado, outros vão listar os “erros” que levaram o Brasil a perder de maneira tão vergonhosa. Mas alguns estão suspirando aliviados! Imaginem como viviam as emissoras concorrentes da Globo, com quase traço no ibope em dias de jogo (e de vitória) da seleção. A Record e o SBT estavam contando os dias para que a Copa acabasse para o Brasil.

E a Globo, que enviou quase 200 jornalistas para cobrir a Copa na Alemanha? Tantos jornalistas para nos trazer reportagens de qualidade duvidosa, uma verdadeira mesmice diária, sem criatividade no desenvolvimento de pautas interessantes. Pena que a Ana Paula Padrão não estivesse mais na emissora. Na Copa passada ela deu um ar de novidade na absoluta falta do que dizer da cobertura padrão de Galvão Bueno e seus blue caps.

Mas, vejam, meninos e meninas, que sinuca de bico os jornalistas da Globo enfrentavam: a empresa em que eles trabalham é a única TV aberta que detém os direitos de transmissão da Copa para o Brasil e ela vende esse espaço publicitário por uma fortuna. Assim os jornalistas têm que seguir um ritual que não pode ser muito crítico ao trabalho que está sendo realizado pela CBF. Por isso as pautas são repletas de exaltação à ginga e à malícia do futebol brasileiro. Mesmo que não estejamos vendo isso nos jogos, só nas propagandas. Bueno e sua trupe de comentaristas fecham os olhos para o óbvio e irritam a inteligência de alguns espectadores. Mas, pobre do Galvão, da Fátima Bernardes, do Tino Marcos! Eles têm que manter a empolgação da maioria dos brasileiros em alta, mesmo com apresentações medíocres do bando comandado pelo cara que afirmou que “o importante é vencer”. Afinal, o importante é o ibope. O importante é que o patrocinador paga a conta, no final das contas. E a elite dos jogadores e da imprensa brasileira ganha muito bem para fazer isso que vimos nesses dias de euforia canarinha.

E, já que você leu até aqui, sugiro também a leitura do texto Não basta marcar. É preciso voar do jornalista e colunista do site da ABI, Fritz Utzeri, que não ganha tão bem quanto Galvão Bueno e Fátima Bernardes, mas tem o belo domínio da palavra e da razão. Ah, o texto foi escrito antes do vexame da seleção amarela contra a França.

E, para não dizer que tudo são lágrimas, visite o blog dos cassetas e veja a charge animada sobre o assunto em Charges.com.

—————-

PS – Fotos que ilustram este post:

Ronaldinho Gaucho chora é da Reuters e foi publicada no portal da Globo.com

– A foto do Parreira, o patécnico, é da GloboEsporte.com e também foi publicada no portal da Globo.com

– A imagem do Kiko e Chaves é uma reprodução da série de TV Chaves publicada no site Chespirito Brasil.

Anúncios

Entry filed under: Imprensa, Publicidade.

Ufa! Depois da derrota, torcedores abrem o bico

1 Comentário Add your own

  • 1. Bubbles  |  2 julho, 2006 às 10:58 pm

    Eliminação do Brasil na Copa – by blogueiros e flogueiros

    Boa noite! Ainda na ressaca da elimininação do Brasil na Copa do Mundo, resolvi sentar aqui na frente do computador e escrever um post sobre o assunto. Pensei, pensei e pensei e não me veio a cabeça nada diferente do que eu tinha visto, ouvido e li…

    Responder

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Principais mensagens

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: