O livro do ouvidor

12 julho, 2006 at 2:16 am Deixe um comentário

Ombusdman - O Relógio de PascalO jornalista Caio Túlio Costa foi um dos entrevistados desta segunda (ontem de madrugada, na realidade…) do Programa do Jô. Por coincidência, pouco tempo antes de começar o programa, publiquei aqui o texto Um Revolucionário (abaixo), que fala do mestre Cláudio Abramo – também citado na entrevista – e dos artigos em homenagem a ele, publicados no site Observatório da Imprensa, um dos quais é de autoria de Caio.

O motivo da entrevista foi o relançamento, pela Geração Editorial, de seu elogiado livro Ombusdman – O Relógio de Pascal, esgotado há anos, que conta a sua experiência como o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, cargo que ocupou entre 1989 e 1991 na Folha de S.Paulo. Em jornalismo, “Ombudsman” é a pessoa que faz a crítica interna do próprio veículo e é uma espécie de ouvidor dos leitores do jornal. A palavra vem do sueco e significa “representante”.

Voltando ao livro, a sua primeira edição foi publicada no início dos anos 90 e esta nova versão foi completamente reeditada, com a inclusão de dois novos capítulos e dados atualizados, incluíndo a finalização de histórias que estavam inacabadas. Leia mais sobre este lançamento no site da Geração Editorial (clique no nome do livro ou da editora, acima).

A Regra do Jogo, de Cláudio AbramoAproveito o tema para indicar outro livro que também deve ser lido por quem quer fazer jornalismo ou trabalha na área. Trata-se de A Regra do Jogo, de Claudio Abramo. O livro, lançado depois da morte do lendário jornalista, foi organizado pelo seu filho, Cláudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, que compilou artigos de seu pai publicados pela Folha de S.Paulo, além de vários depoimentos e declarações sobre ética e imprensa. Para saber mais, leia o texto A Regra do Marceneiro, publicado no site da Faculdade Cásper Líbero. Leia também o texto A ética é uma só, publicado no site do Instituto Gutemberg.

Onde comprar
Ombusdman – O Relógio de Pascal
BestbooksSicilianoMelhoramentosLivraria CulturaSaraivaSubmarino

A Regra do Jogo
Livraria CulturaSicilianoSubmarino

Anúncios

Entry filed under: Imprensa, Livros.

Um revolucionário Bancos bonzinhos e completos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Principais mensagens

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: