Cortês de corpo e alma

19 julho, 2006 at 3:12 am Deixe um comentário

Nesta terça, dia 18, o Brasil perdeu um de seus maiores atores: Raul Cortez, que lutava bravamente contra um câncer há dois anos.

Para publicar algumas informações sobre o ator, comecei a fuçar na internet e encontrei alguns links importantes que compatilho abaixo. Mas, ao visitar o site oficial deste grande nome da televisão brasileira, fiquei surpreso e comovido com algo que encontrei por lá e que nem lembrava mais. Raul CortezNo link de fotos há uma área de caricaturas onde há oito pequenas imagens (thumbs). Ao clicar na segunda imagem aparece uma charge do Raul que desenhei no final da década de 80 (se não me engano) e que foi publicada, originalmente, na Revista da Tevê, do jornal O Globo (a imagem é essa ao lado). Digo “originalmente” porque esses desenhos eram vendidos pela Agência Globo para outros jornais do Brasil e a caricatura que está no site do Raul deve ter sido recortada de algum jornal de São Paulo (não lembro qual foi o periódico paulista que repuplicava essas matérias da Revista da Tevê).

Bom, o fato é que, para mim foi uma grande honra encontrar um dos meus desenhos entre os escolhidos para figurar na galeria de imagens do site oficial de um ator tão digno quanto Raul Cortez. Realmente foi emocionante. Assim como foi comovente ouvir a notícia de sua morte no Jornal Nacional e descobrir que não teremos mais o brilho de sua arte em novos trabalhos. Como disse Fernanda Montenegro ao falar do colega: “Temos que guardá-lo pelas realizações que ele teve na vida. Felizmente, o temos no cinema e na televisão. Ele foi uma pessoa forte e extraordinária.”

Leia mais nos links abaixo:
• A notícia da morte do ator foi assim publicada na área de notícias de um site da Globo.
• A história de Cortez no mesmo site.
• Raul Cortez na Wikipédia e no IMDb (Internet Movie Database).
• Do site Cineweb, matéria de Alysson Oliveira sobre o filme O Outro Lado da Rua, e crítica de Neusa Barbosa sobre Lavoura Arcaica, dois últimos trabalhos de Raul Cortez no cinema.
O discreto charme de Raul Cortez, entrevista publicada na revista Quem Acontece, no final de 2004, por Carla Ghermandi.
Link para meu outro blog, com a reprodução de uma caricatura do Raul Cortez que fiz em julho de 1990 (ou seja, 16 anos atrás) quando trabalhava em O Globo.

Clique para AMPLIAR - Raul Cortez em Acrópole, na GréciaPara finalizar, reproduzo ao lado, mais uma charge que fiz com o ator há quase 25 anos, em 30 de agosto de 1981. O texto que acompanhou esse desenho na Revista da Tevê (de O Globo) se referia à novela Baila Comigo, grande sucesso global da época e era o seguinte:

Raul Cortez, Beth Goulart e Lauro Corona chegaram das gravações internacionais de Baila Comigo entusiasmadíssimos. Isso apesar das mudanças ocorridas no roteiro, que previa um cruzeiro pelas ilhas gregas e quatro dias em Istambul. Esta parte da viagem acabou não acontecendo por um motivo muito especial: em Atenas, o diretor Roberto Talma conseguiu uma autorização da Unesco para gravar em Acrópole, cidade tombada como patrimônio histórico mundial. Raul Cortez, escolhido para dizer um monólogo de Platão no local, comentou que jamais esperou ter uma oportunidade tão emocionante em sua vida: “Afinal, representar no Teatro Dionísio, o primeiro palco do mundo, não é para qualquer um…”

Não é para qualquer um mesmo, Raul.
25 anos depois, a Globo voltaria à Grécia para filmar Belíssima

Anúncios

Entry filed under: Filmes & Televisão, Teatro.

A volta do superjornalista Benedetto Guarnieri

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: