Os órfãos da revolução

23 agosto, 2006 at 1:23 am Deixe um comentário

1930 - Os Órfãos da RevoluçãoCerto dia estava na sala da presidência, na ABI, quando o jornalista Domingos Meirelles me chamou: “Ô, Ucha, dá uma olhadinha aqui nestas provas para ver o que você acha”. Foi aí que vi, pela primeira vez, as provas do que viria a ser o livro 1930 – Os Órfãos da  Revolução, lançado pela Record. Domingos queria minha opinião a respeito de alguns detalhes gráficos. Fiquei impressionado com a sua empolgação em me mostrar aquelas páginas que seriam impressas. E não era sem razão; depois de anos de pesquisas, a continuação de As Noites das Grandes Fogueiras finalmente estava prestes (ops) a chegar nas mãos dos leitores. Não é à toa que, no início de agosto, essa excepcional reportagem histórica recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas. O Jabuti foi instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em 1957 (ou seja, há quase 50 anos) e é a mais importante premiação do setor no Brasil.

Para ler a notícia desse prêmio, publicada no site da ABI, clique aqui. Para comprar os livros (ou saber quanto custa), clique aqui ou aqui.

Em 1930 – Os Órfãos da Revolução, Domingos apresenta um trabalho minucioso sobre os acontecimentos que culminaram na Revolução de 1930. E em As Noites das Grandes Fogueiras, seu livro anterior, ele reconstitui a épica história da Coluna Prestes.

Para saber mais, leia a matéria Uma volta a 1930, de Graziela Salomão, publicada no site da revista Época e também Golpe Militar e o pacto das elites, de Adelto Gonçalves, publicado no Armazém Literário, do site Observatório da Imprensa.

Anúncios

Entry filed under: Imprensa, Leia, Livros.

A arte da tipografia Pra não dizer que não falei de pedras

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Principais mensagens

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: