“O que me mete medo é a impunidade”

28 agosto, 2006 at 1:56 am 1 comentário

O autor da frase acima é o jornalista Walter de Mattos Jr., editor do jornal Lance!, que foi condenado a pagar uma indenização a Ricardo Teixeira, presidente da CBF, pelo texto Da CPI do futebol à CPI do Mensalão, de sua autoria, publicado em O Globo, no dia 31 de julho de 2005. No artigo ele afirma que “depois de tomarmos consciência do intolerável, o que não pode acontecer é nada ser feito. Aí, o efeito mais nefasto será aumentar, em vez de reduzir, a tolerância da sociedade para com a corrupção.” Esse é o tom do texto. Apenas isso: a revolta que qualquer cidadão sente ao ver, no Brasil, tanta malversação do bem público; de tomar conhecimento dos mais deslavados, insidiosos e cínicos atos de aliciamentos e sem-vergonhices.

Juca Kfoury - Foto: Johnny/Caros AmigosIndignado com a condenação de seu colega de profissão, o brilhante jornalista Juca Kfouri, incansável na luta pelo restabelecimento da ética no País, publicou em sua coluna na Folha de S. Paulo, no dia 14 de agosto, um texto arrebatador em defesa da justiça e da liberdade de imprensa. Ele começa com uma citação precisa do jurista uruguaio Eduardo Couture (e não de Franco Montoro, como ele mesmo corrigiu em seu blog): “Teu dever é lutar pelo direito. Mas no dia em que encontrares o direito em conflito com a justiça, luta pela justiça.” É muito importante (e educativo) ler os dois textos.

Então, para saber mais sobre a condenação do jornalista, leia o artigo Da CPI do futebol à CPI do Mensalão, que motivou a ação penal e está transcrito no Deu no Jornal, do site Transparência Brasil.

Leia depois o texto Entre o Direito e a Justiça (se você é assinante da Folha ou do UOL, clique aqui) que foi transcrito no Blog do Juca e no site da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Você também pode ler os dois textos numa mesma página, no site do Observatório da Imprensa.

Juca Kfouri foi entrevistado para a edição 111, de junho deste ano, da revista Caros Amigos. Clique na foto acima para ir à página e ouvir trechos da entrevista.

E, para aproveitar ainda mais sua viagem virtual à página do Blog do Juca, leia o texto Não vote em mensaleiro postado no dia 19 de agosto. É que os partidos PT e PCdoB, que se diziam “democráticos”, queriam tirar do ar a campanha “Não vote em mensaleiro”, do site Transparência Brasil.

Anúncios

Entry filed under: Imprensa, Indispensável.

Pra não dizer que não falei de pedras Soninha toda pura

1 Comentário Add your own

  • 1. Os 10 mais « Friburgo, Turma de Comunicação  |  30 novembro, 2006 às 7:08 pm

    […] No último sábado, criei uma página chamada Os Mais Lidos (veja num dos links no menu de cima) onde serão listados, periodicamente, os textos mais visitados a cada mês. Assim os leitores terão mais opções de links para navegar rapidamente para um assunto de seu interesse, além de poder comparar os assuntos mais lidos a cada mês. O texto sobre o filme Boa Noite, e Boa Sorte – que publiquei em 29 de março –, e o Espetaculares imagens poéticas! – publicado em 8 de julho –, estão entre os campeões de visitação desde que foram postados. Mas há outros que estão sempre entre os mais visitados e muitas vezes chegam aos 10 mais do blog. É o caso daquele sobre o roteiro do filme Casablanca ou d’outros em que fiz pequenas homenagens a Bussunda e Raul Cortez. Há também aqueles onde recomendo leituras de artigos de jornalistas brilhantes inconformados com a situação política e social do país, como é o caso de Juca Kfouri, Arnaldo Jabor e João Ubaldo Ribeiro. […]

    Responder

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Principais mensagens

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: