Finalmente, a nova Folha Dirigida

16 dezembro, 2006 at 1:16 am Deixe um comentário

Nova primeira páginaFiquei um tempão sem escrever aqui e deixei de contar algumas passagens da implantação do novo projeto gráfico da Folha Dirigida. Mas, Folheando, uma publicação interna para funcionários do grupo, publicou uma matéria que resume bem o sucesso desse projeto. Aproveito para republicá-la a seguir:

A Folha Dirigida comemorou em novembro, 21 anos. A maioridade chegou com mudanças no visual. Desde o dia 21 de novembro as edições do jornal circulam com um novo visual. A mudança já tinha sido implementada no Caderno de Educação, em outubro. Agora, foi a vez do primeiro caderno dar uma “repaginada” no visual.
Ao falar sobre a mudança gráfica da Folha Dirigida, Adolfo Martins lembrou que é difícil sobreviver e crescer no mercado da comunicação. “Posso citar pelo menos oito jornais que fecharam desde que comecei a trabalhar: Diário de Notícias, O Correio da Manhã, O Sol, Diário da Noite, Folha da Semana, Opinião, O Pasquim, A Notícia. Adolfo MartinsUm jornal fecha quando não tem leitores. Por isso, estou sempre ‘brigando’ para que possamos produzir um jornal vibrante e temos conseguido isso”, lembrou . O novo projeto gráfico foi elogiado por Adolfo Martins. “O jornal ficou muito bonito. O Ucha é um profissional competente. Fazer uma reforma gráfica é complicado porque não se pode perder o fio condutor com o leitor. Por isso, tivemos reuniões e reflexões para discutir a mudança. Não há reforma gráfica que faça milagre se o jornal não estiver bom. O conteúdo é que dá sustentação.”
Modesto, o responsável pelo novo projeto gráfico da Folha, Francisco Ucha disse que apenas “ajeitou” o jornal. “Não fiz nada. Quem faz o jornal são os funcionários. A equipe da Redação. Acho que todos estão de parabéns. Tive todo o apoio. Rogério Rangel e Paulo Chico ajudaram muito com o esquema de fechamento que montaram. Rogério chegou a montar um esquema de guerra “, disse brincando.
Mas não foi apenas a Redação que mereceu elogios de Ucha. “Todos os setores colaboraram. Os fotógrafos estão fazendo um bom trabalho. A equipe da Rotativa também. O responsável pela impressão é um ótimo profissional. Tem um cuidado especial para que o material saia com uma boa qualidade”, disse, destacando, no entanto, que o principal elogio deveria ser para a direção do jornal.
“Pela coragem de mudar. A Folha Dirigida já estava segmentada. Esse jornal já era um sucesso e não é todo mundo que tem coragem de mudar algo que está dando certo”, avaliou.
Editora do Caderno de Educação, Belmira Brondani acredita que a mudança deu uma unidade ao jornal. “Acho que agora os dois cadernos estão com uma identidade.”
Diretor de Redação, Rogério Rangel também destacou a simetria do novo projeto gráfico. “Ficou mais bonito. Estou há 15 anos no jornal e sempre dei o máximo para que o jornal crescesse e é bom ver que isso aconteceu. Vamos continuar lutando para levar oportunidades iguais para todos.”
Editor do Caderno de Concursos, Luiz Fernando Caldeira acha que o novo modelo gráfico representa uma grande evolução. “Nós é que temos que agradecer ao Ucha pela paciência que está tendo conosco. Além disso, estamos aprendendo muita coisa com ele”, disse Luiz Fernando. Responsável pela paginação, Sandro Santana agradeceu a mudança. Uma das novidades do novo projeto gráfico é o quadrinho do personagem Concursino, criado por Ota para o jornal.
“Acho que todo o jornal deve ter uma tira de quadrinhos. Serve para quebrar um pouco a seriedade dos temas”, disse Ota.

Para ver mais fotos deste evento, clique aqui. Ou então clique aqui para ver um slideshow.

Anúncios

Entry filed under: Imprensa.

Mudei o título Bom Natal a todos

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Principais mensagens

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: