Carta a uma paixão definitiva

17 junho, 2007 at 10:50 am Deixe um comentário

Carta a uma paixão definitivaCaros leitores, atenção para um importante aviso:
Nesta terça-feira, dia 19 de junho às 19 horas, o considerado jornalista Moacir Japiassu, autor da coluna semanal Jornal da ImprenÇa, publicada no site Comunique-se, estará autografando seu novo livro de crônicas – Carta de uma Paixão Definitiva – na recém-(re)inaugurada Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Não perca esta noite de autógrafos. Afinal, não é sempre que Japiassu sai de sua toca no Engenho Maravalha…

Moacir Japiassu no Engenho MaravalhaNão deixe de ler também a ótima entrevista que Japiassu deu à Solange Noronha, do site da Associação Brasileira de Imprensa (o ABI Online), clicando aqui. Esta entrevista foi reeditada e publicada no Jornal da ABI nº311, que tive o prazer de diagramar. Na capa, um dos destaques é a declaração do jornalista e escritor: “Há estudantes de Jornalismo que nunca abriram um livro!“. Para baixar este número em arquivo pdf, clique aqui.

Depois de receber o Jornal da ABI com sua entrevista, Moacir enviou-me uma simpática mensagem eletrônica que reproduzo abaixo:
“Consideradíssimo amigo, somente agora recebo o excelente Jornal da ABI, porque havia sumido o mensageiro para dar um pulo na agência dos Correios. A matéria ficou uma beleza, Ucha, uma beleza que não mereço.
Receba minha gratidão, extensiva, é claro, ao nosso chefe Maurício Azedo. E mais aquele abraço do Japi.”

Quer saber mais sobre o livro Carta a uma Paixão Definitiva? Leia o texto que a assessoria de imprensa da editora Nova Alexandria me enviou:Crônicas do escritor Moacir Japiassu, publicadas nos anos 80, viram livro envolvente e sedutor.

Embora comprometido com a realidade imediata, o jornalismo também pode refletir uma prática literária. E a crônica é o melhor exemplo disso, sobretudo quando capta o universal do momento e torna perene o aparentemente circunstancial. É o caso das crônicas reunidas em Carta a uma paixão definitiva, que o escritor Moacir Japiassu escreveu nos anos 80 e a Nova Alexandria acaba de publicar.

Nada escapa ao olhar de Japiassu, cujo texto saboroso é conhecido. Tendo o amor como tema central, estas crônicas, porém, refletem os diversos aspectos da vida contraditória daqueles anos de redemocratização, mas num sentido universal próprio dos alcançados pelos grandes cronistas.

Dividido em cinco campos temáticos , o livro Carta a uma paixão definitiva é obra para ser lida com o frescor de textos contemporâneos, mas que também nos conduz a uma divertida viagem por momentos importantes de nossa recente história.

O livro será lançado na nova sede da Livraria Cultura, recém-inaugurada no Conjunto Nacional, às 19 horas do dia 19 de junho.

Sobre o autor
Sertanejo de João Pessoa, como ele gosta de dizer, Moacir Japiassu nasceu em 4 de julho de 1942, filho de dona de casa e funcionário público, este transferido para Belo Horizonte em 1957. Japiassu iniciou a carreira jornalística no Correio de Minas, em 1962, antes de completar 20 anos, porém a literatura, paixão da juventude, só emergiu na maturidade, quando escreveu Unidos pelo Vexame (novela juvenil), O sapo que engolia ilusões (contos) e os romances A Santa do Cabaré, Concerto para Paixão e Desatino e Quando Alegre Partiste . Bem-humorado crítico do jornalismo, reuniu parte de seu trabalho em Jornal da ImprenÇa – A notícia levada açério, e, em Danado de bom!, o melhor da cozinha nordestina, revelou seu talento de chef de cuisine , talento nascido da penúria dos primeiros tempos.

É casado há 39 anos com a também jornalista Marcia Lobo, a “paixão definitiva”, e tem um filho, Daniel, que seguiu a profissão dos pais.

Entry filed under: Imprensa, Leia, Livros.

Você já votou no Cristo Redentor? Campanha do Mackenzie é premiada em Cannes


Feeds